Luziânia é conhecida como região entorno de Brasília, para se localizar melhor veja a figura abaixo:
O mapa de localização possui como variável perceptível qualitativa, variável visual cor e variável de implantação zonal.
Através do uso de sistema de informações geo-referenciais podemos conhecer aspectos interessantes de Luziânia que sempre foi uma região com grande potencial mineral, sendo que em sua grande parte são empregados na construção civil, depois da exploração do ouro teve um declive e voltando para a criação de gado e à lavoura. Pode-se observar os seguintes mapas para maior compreensão:
O mapa de potencial mineral possui como variável perceptiva qualitativa, variável visual a cor e variável de implantação zonal.
O mapa de mineração de materiais empregados na construção civil possui como variável perceptiva qualitativa, variável visual a cor e variável de implantação pontual.
Devido ao grande potencial da exploração mineral ocorreu um grande desenvolvimento de processos erosivos na região, provocando assim uma redução da execução da atividade e passando a ser voltada para cultivo de lavouras e gado.
O mapa de geomorfologia possui como variável perceptiva qualitativa, variável visual a cor e variável de implantação zonal.
O mapa de uso do solo possui como variável perceptiva qualitativa, variável visual a cor e variável de implantação zonal.
Outra característica marcante de Luziânia é sua grande disponibilidade de corpos hídricos, sendo seus principais rios: Corumbá, Vermelho e Descoberto. Podem ser vistos também ribeirões, como, Saia Velha (escravos), Palmital, nascentes, cursos d'água, lagos e lagoas em seu grande território.
O mapa de drenagem possui como variável perceptiva qualitativa, variável visual a cor e variável de implantação linear.






Nenhum comentário:
Postar um comentário